segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Torta gelada de caramelo e chocolate amargo


Sabe aquela receita que quando você bate o olho já sabe que vai ser um sucesso? E se além de deliciosa a receita for facílima de fazer? Então corre pegar papel e caneta e anote os ingredientes!

A receita é do blog Gastrolândia, que tem receitas incríveis, vale a visita!

Torta gelada de caramelo e chocolate amargo
para 12 tortas (forminhas individuais c/ fundo removível)

250 gramas de biscoito negresco triturado
100 gramas de manteiga
200 gramas de chocolate amargo
200 gramas de creme de leite
2 colheres de sopa de cacau em pó
2 latas de leite condensado
200 gramas de xerém de castanha de caju (castanha de caju triturada bem pequena)
100 gramas de açúcar

Massa:
Misture a manteiga com o biscoito até formar uma “farofa” e divida por igual no fundo das das forminhas. Com as costas de uma colher, amasse o biscoito até compactar. Leve à geladeira.
Recheio:
Coloque o xerém de castanha com o açúcar em uma panela em fogo baixo, até que forme um caramelo seco. Mexa sempre. Adicione o leite condensado e mexa até formar ponto de brigadeiro. Deixe esfriar um pouco e recheie cada torta, deixando espaço para a cobertura de chocolate
Cobertura:
Derreta o chocolate amargo com o creme de leite e uma colher do cacau em pó. Cubra cada torta alisando com uma espátula. Deixar no mínimo por 3 horas na geladeira. Desenformar antes de servir e polvilhar o resto do cacau com uma peneira.

Foi um sucesso tão grande aqui em casa que eu tive que repetir a receita. E aproveitei para dar uma modificada na receita acrescentando uma camada de geleia de damasco entre o recheio e a cobertura. 
Geleia de damasco:
300g de damascos secos
½ xícara de açúcar
Coloque o damasco numa panela, cubra com água, acrescente o açúcar.
Leve ao fogo com a panela tampada até os damascos amolecerem. Deixe esfriar um pouco, retire os damascos da calda e bata com um mixer, processador ou liquidificador para formar um creme. 
Eu achei que ficou menos doce, as crianças preferem sem o damasco. Faça dos dois jeitos e depois me conte o seu preferido!
Bjks

Um comentário:

Eliane disse...

Fiz esta torta para a páscoa e todos gostaram muito, principalmente por não ser muito doce. Obrigada pela receita