Olhem só que abóboras morangas maravilhosas nasceram na minha hortinha! Algum passarinho trouxe a semente e elas nasceram e cresceram assim maravilhosas! Estava até com dó de comê-las, mas resolvi fazer um doce de abóbora em pedaços e foi o maior sucesso...
Aí vai mais ou menos a receita do doce...
DOCE DE ABÓBORA EM PEDAÇOS
Corte a abóbora em pedaços e coloque de molho numa bacia com água suficiente para cobrí-la com 2 a 3 colheres de cal virgem ( isso mesmo, cal virgem, só que só pode ser do virgem, hein! Você encontra em casas de material para construção ). Deixe 2 a 3 horas.
Lave bem os pedaços de abóbora, coloque numa panela com água e leve ao fogo até levantar fervura.
Enquanto isso, prepare a calda: Para cada 1 Kg de açúcar, coloque 1 litro de água. Aí vocês vão me desculpar, me esqueci de pesar a abóbora, então não sei quantos kilos de abóbora para cada kilo de açúcar, mas eu usei 2 Kg de açúcar e 2 litros de água para 1 abóbora. Leve ao fogo, mexendo atá dissolver o açúcar. Escorra os pedaços de abóbora da água fervente e acrescente à calda que já deve estar fervendo. Cozinhe em fogo baixo mexendo de vez em quando, até a abóbora ficar macia. Mais ao final do cozimento acrescente alguns cravos-da-índia e um pedaço de canela em pau. Se a abóbora estiver macia e a calda estiver rala, retire os pedaços e deixe ferver a calda mais um pouco. Se, ao contrário, a calda estiver grossa, acrescente um pouco de água.
A função do cal é deixar o doce com uma casquinha crocante enquanto o meio está molhadinho, hummm! Se quiser fazer sem cal também dá certo, mas tome cuidado para os pedaços não cozinharem demais e desmancharem.
Qualquer dúvida, poste aqui ou me mande um e-mail.
Bom apetite!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário