
Várias pessoas me perguntaram qual seria o cardápio de hoje, fiz uma coisa bem simples, mas que eu ADORO: Canjiquinha com costelinha, feita à minha moda, mais light...Pra quem quiser experimentar, aí vai a receita para 6 pessoas:
Na receita tradicional a costelinha é feita na panela, junto com a canjiquinha, eu faço separado, a costelinha no forno, assim boa parte da gordura da carne derrete e fica mais leve.
COSTELINHA DE PORCO ASSADA
2 Kg de costelinha de porco (parece muito, mas é só osso...) em pedaços
vinagre
alho e sal
Limpe a carne e lave com água e vinagre.
Tempere com alho a sal. Leve assar em forno médio por cerca de 1 hora, virando os pedaços de vez em quando, até que a carne esteja dourada. Sirva junto com a canjiquinha.
CANJIQUINHA MINEIRA:
100g bacon picado
1 colh. (sopa) de óleo
3 dentes de alho socados
1 cebola picada
2 tomates sem pele picados
400g de canjiquinha (quirera de milho)
2 cubos de caldo de costelinha (ou de carne, ou de frango)
1/4 de um repolho picado (opcional)
Frite o bacon no óleo, se juntar muito óleo, retire um pouco (deixe 2 colheres de óleo na panela), refogue o alho e a cebola, junte a canjiquinha e refogue mais um pouco, acrescente os tomates e refogue, junte água quente o suficiente para cobrir a canjiquinha e acrescente os cubos de caldo. Deixe cozinhar em panela tampada, mexendo de vez em quando para não grudar. Se necessário, coloque mais água quente aos poucos. Demora uns 30 minutos para cozinhar, tem que ficar macia e cremosa, mas não deixe muito mole (nem muito seca...) Acerte o sal e se quiser coloque pimenta calabresa. Por último, acrescente o repolho e o cheiro-verde. Sirva bem quente acompanhando a costelinha.
Eu costumo fazer em panela de ferro e, quando dá, no fogão à lenha.Hummmm!
Bom apetite!