sábado, 25 de setembro de 2010

Torta de morangos

Hummmm!!!!!!!!!!!! Que delícia!
Vamos aproveitar que os morangos estão maravilhosos?
Esta receita é do saudoso Benjamin Abrahão, que ficou famoso pelos pães e doces da sua padaria em São Paulo.
TORTA DE MORANGOS
MASSA:
500g de farinha de trigo
300g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
150g de açúcar
1 ovo
1 pitada de sal
casca de 1 limão ralada ou 1 limão espremido
Coloque numa superfície a farinha e o açúcar, faça um buraco no centro e coloque a manteiga, o ovo e o limão. Misture os ingredientes do centro com as mãos e depois vá incorporando a farinha com açúcar até formar uma massa homogênea que solta das mãos e forma uma bola.
Coloque num saco plástico e leve gelar. (Dura até 15 dias na geladeira).
Retire da geladeira e amacie um pouco a massa com as mãos (quando bem gelada ela fica um pouco dura).
Abra a massa com as mãos ou com um rolo de macarraõ. Nesse caso, eu costumo abrir entre duas folhas de filme plástico porque a massa é quebradiça e gruda um pouco no rolo.
Forre a(s) forma(s) sem untar (a massa já é amanteigada), faça vários furinhos na massa com um garfo (para não estufar enquanto assa) e leve assar em forno médio a 180°C até que esteja ligeiramente dourada. O tempo de forno vai depender do tamanho da forma e da espessura que você abrir a massa, mas você pode abrir o forno enquanto assa e controlar o ponto da massa.
Espere esfriar um pouco e desenforme cuidadosamente, a massa é tipo um biscoito e por isso mesmo bastante quebradiça. (mas é isso que a torna deliciosa...). Uma boa opção é usar formas de fundo falso, fica muito mais fácil de desenformar.
Essa massa é suficiente para 2 formas de 26cm de diâmetro ou 5 de 20cm ou 18 de 10 cm de diâmetro, desse modelo canelado e baixinho (como a da foto).

CREME:
1/2 litro de leite
250g de açúcar
75g de farinha de trigo
4 gemas ligeiramente batidas.
Leve ao fogo o leite e metade do açúcar. Misture a farinha e o restante do açúcar. Acrescente ao leite, mexendo sempre, até ferver. Acrescente as gemas e continue misturando até engrossar. Retire do fogo, acrescente a baunilha, coloque numa tigela e cubra com filme plástico. Deixe esfriar para utilizar.

GELÉIA DE BRILHO:
125ml de água
100g de açúcar
1/2 limão ou 1/2 laranja fatiados
20g de maizena
1 colh. de sopa bem cheia de glucose ou Karo
Ferva a água com o açúcar e o limão (ou laranja). Acrescente a maizena dissolvida em um pouquinho de água, mexendo sempre até engrossar. Acrescente o Karo e misture. Se quiser pode usar umas gotas de corante vermelho (não usei..).
Utilize a geléia ainda quente, pincelando sobre os morangos (se não tiver pincel, coloque com cuidado com uma coolherinha).

MONTAGEM:
Desenforme a massa, cubra com o creme frio (porém não gelado, fica mais fácil de espalhar), coloque morangos fatiados por cima do creme, pincele com a geléia de brilho e salpique castanha de caju moída (xerém) nas bordas. Leve gelar até a hora de servir.

Dica: Se a massa quebrar na hora de desenformar, use o creme na hora da montagem para "segurar" a massa, depois de pronto ninguém vai perceber...
Bom apetite!!!!!!!!!
Bjs

4 comentários:

Dri Noleto disse...

Ô Carmen, que maldade!!
Gente, que tora maravilhosa!!
Te pego lá na feira!!kkkkkk
Beijos

Marcia Valesca disse...

Oi, Carmem... me chamou???
Vou voltar AGORA para São João!!!
affff... que tentação...
bjs saudosos.

Dri disse...

UUUUUUUUUUUUUUUUIIIIIIIIIIIIIII!!!

PODE TRAZER QUE VOU TE ESPERAR NO AEROPORTO FIA! AHAHAHHAAAAA....

ELE É TIO DA NAN? AHAHHAAAA...

BEIJOSSSSSSSSSSSSS...
DRI.

Gabi Alberti disse...

Aiiii que delíciaaaaaaaaaaa!! uahuahuahuhau Eu quero uma dessas!!! :)