quarta-feira, 7 de maio de 2008

French Macaroons?

Pesquisei vários sites e escolhi esta receita para fazer. Segui à risca as orientações da Marcinha, vamos ver como ficou...

Separei os ingredientes:
200g de açúcar de confeiteiro
110g de farinha de amêndoa (bem fina e seca)
57g de açúcar granulado (não tenho balança com essa precisão, coloquei 60g...)
3 claras previamente deixadas em temperatura ambiente por uma noite ou no mínimo 8 horas
2 colheres (sopa) cacau em pó (opcional)
Misturei o açúcar de confeiteiro, o cacau e a farinha de amêndoas e peneirei.
Bati as claras em neve até o ponto de picos firmes e acrescentes o açúcar.
Misturei com uma espátula a mistura de açúcar, cacau e amêndoas. Segundo a Marcinha, esta é a parte mais crucial, que faz o macaroon dar certo ou não. Se misturar muito e o macaroon não cresce; misture pouco e o macaroon fica deformado e racha no forno.
Mexa delicadamente com uma espátula flexível até ficar na "consistência de magma". Faça o teste: afunde a ponta do seu dedo na massa, tire e observe o pico que formou. Este pico deve praticamente sumir em 30 segundos. Se permanecer firme, misture mais um pouco. Coloque a massa num saco de confeitar com bico redondo, liso, de 2cm de diâmetro.
Numa forma com papel manteiga, faça discos de 3cm com a massa, deixando espaço entre eles. Deixe-os descansando por 1-2 horas até formar uma pele resistente na superfície.
Asse em 160ºC com a porta entreaberta, por 10-11 minutos.
A esta altura, sabe o que aconteceu? O gás acabou!!! Faz anos que isto não me acontece! Eu percebi 5 minutos depois que eu coloquei os macaroons no forno, troquei o gás e liguei novamente, com a porta entreaberta. Passados mais 11 minutos dava para peceber que eles não estavam assados, então deixei mais um pouco...
Olha só o que aconteceu, eles racharam!!!
Fiquei inconformada! Fiz a receita de novo, acreditando que o problema era do gás ter acabado. Aconteceu de novo! Ficaram quase iguais, só cresceram um pouquinho a mais...
Você pensa que foram todos para o lixo? Que nada, as crianças chegaram da escola e falaram que estava uma delícia! Então resolvi acabar a receita fazendo o recheio.
O recheio é bem simples, é um ganache de chocolate, derreti no microondas (potência média, sempre!) 100g de chocolate meio-amargo e misturei com 80g de creme de leite. Deixei esfriar para adquirir mais consistência e recheei os macaroons.
Ficaram bem feinhos, mas estão uma delícia. É pra comer de olhos fechados, hehehe.
Dá uma olhada, na base uma massinha meio puxa e por cima uma camadinha que desmancha na boca, no meio o ganache de chocolate, HUMMMM!
E a história ainda não acabou, testei hoje, de novo, outra receita, desta vez sem o cacau, sabe o que aconteceu? Cresceram bonitinhos e se esborracharam antes de sair do forno! Não tive coragem nem de fotografar!
Pensa que eu desisti? Qualquer hora eu volto com a foto deles quando derem certo!
E quem souber de dicas para esta receita, me ajude!
Vou lá comer mais um...
Bjks!

4 comentários:

Ana D. disse...

Se eu te contar que estou sentindo o cheiro dessas belezuras...Imagina o sabor!!!!
Tem jeito que se desmancha dentro da boca...Ai!
Bjs de macaroons (EHEHEHEHE)

Marta disse...

Afff to morrendo de rir com vc Carmem mas parecem apetitosos viu? hummmmm!!!
Parabéns pelo blog e pelo catwalk...bjs e otimo fim de semana
Ah passei por aqui pra pegar a receita de brigadeiro no copinho, vou fazer pra familia obrigada...bjs

carlos disse...

Nossa...deu vontade de provar!!!!Vim te visitar ( através da Mari) e não sabia das receitas...hum...de encher a boca d'água(as receitas e os scraps) Bjos
Bianca Ribeiro

carlos disse...

desculpe pelo carlos ( que é meu marido) e tem g mail...
Bianca