segunda-feira, 7 de abril de 2008

Paella Valenciana

Uma receita super, super especial! Tradição da minha família, era feita por minha avó Carmem, que era espanhola, meu pai a fazia com maestria e nem na Espanha comi melhor do que a que é feita hoje pela tia Flor. Atendendo a um pedido da minha amiga Dedéia, de Vitória E.S., que faz aniversário esta semana e vai fazer para os amigos.(depois me manda um pouco pra eu ver se ficou boa, fiquei aguada...)

PAELLA VALENCIANA
3Kg camarão grande (1 Kg com casca)
2 Kg camarão miúdo
2 Kg sobrecoxas de frango
2 Kg pernil de porco em pedaços
1 copo de vinho branco seco
2 folhas de louro
pimenta calabresa
1 polvo limpo
1 Kg de lulas
½ Kg mariscos
1 Kg mexilhão
1,5 Kg cebolas picadas
1 a 2 cabeças de alho socadas
½ Kg vagem picada
2,5 Kg arroz (usamos o parboilizado)
6 pimentões (2 verdes, 2 vermelhos e 2 amarelos)
1 lagosta inteira ou 3 lagostins
Azeite extra-virgem
Açafrão espanhol
Pimentón dulce e picante (um tipo de páprica usada na Espanha)

Modo de fazer:
1) Assar os pimentões até que a casca esteja queimada, retirar do forno, colocar numa panela e abafar por alguns minutos. Retirar a pele, colocando sob a torneira se necessário. Cortar em tiras e reservar.
2) Temperar o frango e o lombo separadamente com alho socado com sal, vinho branco seco, pimenta calabresa, louro.
3) Colocar o polvo inteiro (já limpo, sem as vísceras) numa panela de pressão sem água. Tampar a panela e levar ao fogo. Quando pegar pressão contar 12 minutos, desligar a panela e deixar esfriar um pouco. Retirar a pele do polvo colocando o mesmo sob água corrente, sai facilmente. Picar o polvo e polvilhar um pouco de sal. Reservar.
4) Aferventar, separadamente, os mariscos, os vôngoles e a lula (deixar que esta cozinhe uns 15 minutos). Coar e reservar os caldos, que serão utilizados na paella (pode juntar os caldos). Cozinhar os camarões no vapor. Os camarões com casca serão utilizados na decoração do prato, assim como a lagosta ou lagostins, que também devem ser aferventados.
Até aqui pode ser feito antecipadamente. Agora vamos à paellera (panela própria para fazer paella):
5)Refogaremos tudo em azeite, tenha uma boa quantidade disponível
6) Coloque azeite no centro da panela e frite os pedaços de carne de porco até que fiquem dourados. Coloque a carne na lateral da panela.
7) Frite agora no centro da panela os pedaços de frango (sempre que necessário coloque mais azeite). Leve para a lateral da panela.
8)Vá colocando os demais frutos do mar, sempre dessa maneira, um de cada vez no centro da panela, refogando no azeite, salpicando com um pouco de sal e levando para a lateral da panela.
A esta altura você terá todas as carnes refogadas e na lateral da panela.
9) Em mais azeite, refogue agora o alho e a cebola (sem deixar queimar!), acrescente a vagem picada, o caldo de frutos do mar que estava reservado (meça o arroz em xícaras, coloque o dobro desta quantidade em caldo, complete com água se necessário)
10) Tempere a água com açafrão espanhol, pimenton dulce e picante, sal.
11) Quando a água ferver, acrescente o arroz, mexendo cuidadosamente com uma escumadeira (você deve mexer, mas sem revirar os ingredientes).
12) Quando a água começar a secar, arrume a decoração: coloque sobre o arroz as fatias de pimentão, os camarões com casca e a lagosta.
13) Se necessário, vá acrescentando mais caldo ou água fervente, até o arroz estar cozido. Deve ficar úmido, porém sem caldo. Algumas pessoas cobrem a panela com papel alumínio durante o cozimento, não é o que manda a tradição, mas é mais fácil de todo o arroz ficar cozido por igual, principalmente para grandes quantidades.
14) Esta receita serve 40 pessoas e a paellera tem 50 cm de diâmetro. A receita é trabalhosa, qualquer dúvida entre em contato.
BOM APETITE!!!!!!!
As fotos são do meu aniversário de 2006, minha mãe e tia Flor vieram fazer esta maravilha...

Estava bom DEMAIS!!!!
Nossa, me deu uma fome!!!!!!!!!! Em plena segunda-feira! Vou lá almoçar meu arrozinho com feijão...
Bjks

3 comentários:

Raquel Daroda disse...

Carmem!! Que delícia esse blog!!! Adoro passear por aqui!! E aquele copinho de brigadeiro?? hummm vou ter que tentar!! Sou péssima na cozinha mas com uma receita do lado quem sabe dá certo né?! rsrsr
Beijos

Ana D. disse...

Carmem, QUE ESCANDALO! Na segunda-feira!!!
Consegui até sentir o cheirinho...
Mas sabe de uma coisa, as comidas espanholas são muito mais gostosas aqui no Brasil. Igual ao "Puchero" da minha avó (que também era espanholinha!) não comi igual lá na Espanha ! VIVA O BRASIL ! E aos filhos deles, que somos nós!!!
beijos

Carolina Virmond disse...

Carmem, AMO Paella!!!! Mas nunca tentei fazer... Será que me arrisco??? Só de olhar as fotos, deu água na boca!!! Vou copiar a receita, muito obrigada!!!
Aliás, adoro passar por aqui! Bjos mil!!!