quarta-feira, 23 de maio de 2007

Para aquecer este inverno que começa, nada como uma boa sopa acompanhada de um bom vinho! Aqui vai uma receita especial da Flávia:

SOPA DE COUVE-FLOR
Ingredientes
1 couve-flor pequena (cortada em pedaços pequenos)
2 litros de água
1 colher (sopa) de farinha de trigo
200ml de leite100ml de creme de leite
100g de bacon picado
1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola pequena (picada fina)
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
Modo de Fazer:
Cozinhe a couve-flor na água com um pouco de sal. Depois de bem cozida, separe as flores dos cabos, retornando apenas os cabos para a água. Processe e, depois, coloque as flores picadas novamente na água e mantenha em fogo baixo. Em outra panela, aqueça a manteiga e doure o bacon e a cebola. Tempere com a pimenta do reino, junte a farinha, doure e acrescente o leite fervendo. Junte este creme ao caldo com a couve-flor, mexa bem, espere ferver e sirva.

Barrinhas para acompanhar a sopa:
Ingredientes-
1 pacote de pão de fôrma sem casca
100 g de queijo parmesão ralado
fio de azeite
Variações de sabores para polvilhar sobre as barrinhas (opcional):
gergelim torrado
sementes de papoula
orégano desidratado
curry em pó
páprica em pó
Modo de preparo:Com uma faca, corte 3 barrinhas (de +/- 2,5 cm de espessura) de cada fatia de pão de fôrma (no sentido do comprimento da fatia). Repita este processo com todas as fatias do pacote de pão.Numa assadeira, disponha as barrinhas de pão, polvilhe queijo parmesão ralado e regue um fio de azeite.Para variar os sabores, adicione gergelim, sementes de papoula, orégano, curry, páprica ou o sabor que preferir. Leve ao forno a 180ºC por 20 minutos, ou até que as barrinhas estejam douradas e crocantes.

Bom apetite!

Um comentário:

Marta disse...

Ai que delicia, vou esperimentar fazer!!!bjkas